Serviços

 

Consulta Psicológica:

 

                - O que é?

 

O objectivo é promover o ajustamento psicológico, de modo a melhorar o funcionamento na escola/trabalho, desenvolver relações pessoais mais satisfatórias e promover o crescimento pessoal e bem-estar geral, funcionando o contexto da terapia como base segura de exploração e mudança.

 

                - A quem se destina?

 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos com sintomatologia depressiva, perturbações do sono, sintomatologia ansiosa, perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia), problemas de comportamento, (hiperactividade e défice de atenção), perturbações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e perturbações relacionais.

 

Psiquiatria:

                - O que é?

 

Especialidade médica que abrange o diagnóstico e tratamento das perturbações Psiquiátricas/Mentais, tendo por objectivo a promoção do desenvolvimento psicoafectivo e comportamental e o estabelecimento do equilíbrio psicossomático frequentemente comprometido por causas biopsicossociais.

 

 

                - A quem se destina?

 

Crianças, adolescentes e adultos com patologias do foro psicótico, perturbação bipolar, sintomatologia depressiva, tentativas de suicídio, perturbações do sono, sintomatologia ansiosa, perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia), problemas de comportamento, hiperactividade e défice de atenção, perturbações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, disfunções familiares, etc. Prescrição farmacológica com adjuvante de tratamento psicoterapêutico.

 

Avaliação do desenvolvimento:

 

                - O que é?

 

Diagnostico das perturbações em distintas áreas do desenvolvimento infantil, através de equipa multidisciplinar que inclui psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e pedopsiquiatra. Visa, uma vez estabelecida a eteologia das dificuldades que a criança apresenta, definir um projecto terapêutico que permite colmatar as dificuldades evidenciadas.

 

                - A quem se destina?

 

Destina-se à criança através da implementação das propostas terapêuticas adequadas e às famílias de forma a mobilizar os recursos necessários que lhes permita colaborar no projeto de estimulação da criança.

 

Intervenção Precoce:

 

                - O que é?

 

Esta valência terapêutica visa minimizar, o mais previamente possível, os atrasos, desvios ou discrepâncias desenvolvimentais e promover um desenvolvimento harmonioso da criança e capacitar a família, promovendo um sentimento de adequação e competência necessários.

 

                - A quem se destina?

 

Destina-se à criança através da implementação das propostas terapêuticas adequadas e às famílias de forma a mobilizar os recursos necessários que lhes permita colaborar no projecto de estimulação da criança. Aqui propõe-se como fundamental a cooperação e participação dos técnicos, educadores e auxiliares envolvidos no projeto educativo da criança.

 

Orientação Vocacional:

 

                - O que é?

 

Tendo em conta a importância de pensar atempadamente no futuro, e ponderando a diversidade das alternativas formativas e profissionais, é relevante que os indivíduos desenvolvam competências que lhes permitam tomar decisões e delinear um projecto profissional e pessoal.

 

                - A quem se destina?

 

Destina-se a todos aqueles que desejam desenvolver o autoconhecimento (interesses, aptidões, valores, etc.), bem como, as competências de exploração da informação escolar e profissional, as competências de planeamento de carreira e/ou as competências de tomada de decisão.

 

Intervenção em Dificuldades de aprendizagem:

 

                  - O que é?

 

Conjunto de estratégias e actividades pedagógicas que contribuem para que as crianças adquiram conhecimentos e desenvolvam competências e capacidades essenciais para a aprendizagem.

 

                 - A quem se destina?

 

Crianças com baixo rendimento académico, com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura (dislexia), do cálculo (discalculia) ou da escrita (disgrafia, disortografia), com défice de atenção e alunos que necessitam de desenvolver competências/métodos de estudo.

 

 

Consulta de Terapia da Fala:

                  

                - O que é?

 

Centra-se no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

As alterações ao nível da articulação (omissão e/ou substituição de sons) podem condicionar não só a aprendizagem escolar como também a sua integração no seu grupo de pares.

O Terapeuta da Fala poderá ajudar na prevenção e tratamento de alterações vocais provocadas por causa orgânica (doenças neurológicas, degenerativas, tumores, malformações laríngeas...) e/ou funcional (pelo uso incorreto da voz) que resultem em disfonias.

Este profissional tem também como função estimular a comunicação, linguagem e/ou fala em situações de utentes que sofreram acidentes vasculares encefálicos, traumatismos cranio-encefálicos ou doenças degenerativas.

 

                - A quem se destina?

 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem alterações nos seguintes aspectos:

  • Comunicação
  • Linguagem
  • Articulação Verbal
  • Motricidade Oro-Facial
  • Voz
  • Fluência
  • Deglutição

 

Tratamento de Voz:

 

                - O que é?

 

Pretende ajudar a prevenir alterações vocais e ajudar o indivíduo a identificar aspectos que permitam melhorar a sua higiene e qualidade vocal e fornecer estratégias que levem a uma correcta utilização da voz. Este trabalho é realizado por um Terapeuta da Fala com experiência no âmbito desta problemática.

 

                - A quem se destina?

 

A todos aqueles para quem a voz é essencial no exercício profissional (professores, oradores, entre outros).

 

 

Consulta de Terapia Ocupacional:

 

                - O que é?

 

É uma valência que pretende desenvolver competências sensoriais, motoras, cognitivas, sociais e de comunicação de forma a promover a autonomia e participação nas diferentes áreas de ocupação, tais como nas actividades de vida diária (higiene pessoal, vestir/despir, alimentação…), no brincar, no lazer, na educação e no trabalho. O profissional de saúde pode também intervir no meio familiar social ou profissional do indivíduo.

 

                - A quem se destina?

 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos que possam apresentar algumas das seguintes perturbações:

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Défices cognitivos;
  • Perturbações da coordenação motora;
  • Perturbações da motricidade fina e global;
  • Hiperactividade e défice de atenção;
  • Sindromas genéticos;
  • Deficiências Sensoriais (respostas atípicas a alguns tipos de sensações);
  • Problemas de comportamento;
  • Depressão;
  • Alzheimer e outras demências;
  • Parkinson;
  • Acidente Vascular Encefálico;
  • Traumatismos Crânio-Encefálicos.

 

Reabilitação Psicomotora:

 

                  - O que é?

 

A Psicomotricidade possibilita à criança o desenvolvimento da perceção do seu corpo, conhecimento das suas possibilidades no espaço, desenvolvimento do equilíbrio, da lateralidade, da coordenação, da motricidade global e fina, entre outros. Através do movimento e da acção, a criança trabalha de forma integrada as funções motoras, cognitivas, sócio-emocionais e simbólicas.

 

                - A quem se destina?

 

Crianças com atraso global de desenvolvimento, pessoas com deficiência sensorial, motora, mental ou psíquica, pessoas com distúrbios perceptivos, sensoriais e motores relacionados com acidentes neurológicos e crianças com necessidades educativas especiais.

 

 

Apoio Domiciliário:

 

                - O que é?/ A quem se destina?

 

É um programa individualizado que possui carácter preventivo e de reabilitação, no qual se articula um conjunto de serviços e técnicas de intervenção profissionais que consistem no acompanhamento personalizado, apoio psicossocial e familiar, prestadas no domicílio da pessoa idosa com  dependência, com o objectivo básico de promover a sua autonomia pessoal nas actividades de vida diária.

 

             

Formação:

 

Reconhecendo a necessidade e desenvolvimento de competências práticas baseadas em sólidos conhecimentos teóricos, as formações visam, sempre que possível, completar a abordagem de informação teórica relevante e actual com uma componente prática e experiencial, num esforço de promoção de informação e competências. Os conteúdos abordados serão baseados nos conhecimentos mais recentes relativos a cada matéria e enriquecidos com os conhecimentos resultantes da experiência e reflexão aprofundada de cada profissional.